sexta-feira, 8 de maio de 2009

Yes i’m a realistic dreamer

REA/software livre -  a expressão de um ideal

Até há bem pouco tempo, quase nada sabia acerca de software livre e muito menos de Recursos Educativos Abertos. Apenas me juntava ao coro dos professores que reclamavam porque as escolas se equipavam com o "Open Office” o que tornava tarefas informáticas tão simples como formatar um texto, num autêntico quebra-cabeças.

Também no que respeita aos REA estava pouco e mal informada. De facto, não se trata apenas "daquela estranha plataforma moodle" que em acções de formação ad-hoc nos tentam convencer a usar nas escolas para o bem do saber das nossas crianças e para, pelo menos, as manter mais interessadas. Claro que não me refiro ao ensino universitário -  outro mundo (o do saber) onde as coisas são "sério" e a maturidade apresenta dividendos.

As novas tecnologias entraram em todas as realidades da vida, instalaram-se e vieram para ficar. E não se pode (ou não se deve) fugir ao futuro...além de que, pelo menos no que respeita ao ensino, o futuro passa necessariamente pelo e-learning.

Senão vejamos o que nos diz Rich Baraniuk  que, para além de um  "determinado sonhador" em constante luta pela implementação do seu sonho, é, juntamente com Jimy Wales, é um  dos responsáveis pela  actual "Open Education Revolution":  

  We want to infect you with the dream that anyone can become part of a new movement with the potential to change the world of education: A movement that can redefine forever how knowledge is created and used. 

Bringing open resources to textbooks and teaching Jimmy Wales,Rich Baraniuk

 http://www.sfgate.com/cgi-bin/article.cgi?f=/c/a/2008/01/22/EDRTUJ346.DTL

  • Qualquer um em qualquer lugar possa criar, modificar, adaptar e publicar o seu próprio curso ou livro porque as licenças abertas o permitem fazer legalmente. 


Sem comentários:

Enviar um comentário