REA/software livre - a expressão de um ideal
Até há bem pouco tempo, quase nada sabia acerca de software livre e muito menos de Recursos Educativos Abertos. Apenas me juntava ao coro dos professores que reclamavam porque as escolas se equipavam com o "Open Office” o que tornava tarefas informáticas tão simples como formatar um texto, num autêntico quebra-cabeças.
Também no que respeita aos REA estava pouco e mal informada. De facto, não se trata apenas "daquela estranha plataforma moodle" que em acções de formação ad-hoc nos tentam convencer a usar nas escolas para o bem do saber das nossas crianças e para, pelo menos, as manter mais interessadas. Claro que não me refiro ao ensino universitário - outro mundo (o do saber) onde as coisas são "sério" e a maturidade apresenta dividendos.
As novas tecnologias entraram em todas as realidades da vida, instalaram-se e vieram para ficar. E não se pode (ou não se deve) fugir ao futuro...além de que, pelo menos no que respeita ao ensino, o futuro passa necessariamente pelo e-learning.
Senão vejamos o que nos diz Rich Baraniuk que, para além de um "determinado sonhador" em constante luta pela implementação do seu sonho, é, juntamente com Jimy Wales, é um dos responsáveis pela actual "Open Education Revolution":
We want to infect you with the dream that anyone can become part of a new movement with the potential to change the world of education: A movement that can redefine forever how knowledge is created and used.
Bringing open resources to textbooks and teaching Jimmy Wales,Rich Baraniuk
http://www.sfgate.com/cgi-bin/article.cgi?f=/c/a/2008/01/22/EDRTUJ346.DTL
Mas Baraniuk não é só um daqueles sonhadores que nos anos 60 fizeram do Imagine de John Lennon um hino. É com base numa realidade concreta e com a consciência da velocidade a que se vive hoje, que nos convence de que há coisas que realmente têm que mudar quanto mais não seja pelo correr dos tempos.
De facto não podemos continuar a permitir que cada vez que se faz uma descoberta nova, os livros e as enciclopédias não sejam rapidamente actualizadas a não ser em adendas volumosas pouco práticas e desatempadas.
Urga também agir face à cada vez maior e mais grave problemática dos emigrantes que encontram na língua uma barreira ao conhecimento e à tão almejada integração.
Como muito bem diz Baranuik:
This world was just a dream a decade ago.
Hoje, fazendo jus a Obama, diremos:
Yes we can!
Podemos e devemos (porque vítimas do contágio de Baranuik e Wales) fazer com que:
- Qualquer um em qualquer lugar possa criar, modificar, adaptar e publicar o seu próprio curso ou livro porque as licenças abertas o permitem fazer legalmente.
Cada um poderá pois, de acordo com a “sua” realidade, (e com a ajuda desta comunidade) promover e levar a cabo o seu “sonho”.
The exciting thing about Open Education is that free access is just the beginning. Open Education promises to turn the textbook production pipeline into a vast dynamic knowledge ecosystem that is in a constant state of creation, use, reuse and improvement. Open Education promises to provide children with learning materials tailored to their individual needs in contrast to today's "off the rack" materials. Open Education promises quicker feedback loops that couple student learning outcomes more directly into content development and improvement. And Open Education promises new approaches to collaborative learning that leverage social interaction among students and teachers worldwide. ( op cit)
Trazendo na minha maturidade ainda algumas reminiscências dos anos 60, não posso deixar de dizer que o contacto com este sonho e estes sonhadores me contagiou e emocionou.
Quem não quer um mundo melhor, quem não gostaria de entrar num projecto inovador e criativo “para o bem da Humanidade”?
Richard Baranuik e Jimy Wales serão talvez homens de sorte, apesar do peso que representa carregar e implementar um sonho.
O que é certo é que podemos participar nesse sonho e usufruir dele; que ao procurarmos recursos educativos abertos, se formos imbuídos da filosofia dos seus fundadores, decerto esqueceremos alguns detalhes técnicos menos agradáveis e entraremos de bom grado neste mundo…
Everyone has something to teach. Everyone has something to learn. Together, we can all help transform the way the world develops, disseminates and uses knowledge. Together, we can help make the dream of Open Education a reality.(ibidem)
________________________________________
Bibliografia:
http://www.sfgate.com/cgi-bin/article.cgi?f=/c/a/2008/01/22/EDRTUJ346.DTL
Cape Town Open Education Declaration:
Unlocking the promise of open educational resources
http://www.capetowndeclaration.org/read-the-declaration
Sem comentários:
Enviar um comentário