sexta-feira, 8 de maio de 2009

Dreams can be true




Há uma filosofia inerente aos REA  tal como existe para o movimento do software livre



Durante a minha pesquisa por várias vezes deparei com entusiásticos defensores  que mostravam orgulhosamente os progressos alcançados.

Foi seguindo o rasto destes “gurus“ que baseei a minha escolha. Assim destaco, entre os muitos links que não consegui deixar de fazer:

Cape town Open Education  Declaration http://www.capetowndeclaration.org/read-the-declaration

Wikipedia   http://.wikipedia.org/

  

 Creative Commons http://creativecommons.org/

 

  Porque o sonho comanda a vida, a educação, e sobretudo a educação à distância, têm sofrido rápidas,  diversas e importantes alterações. Com efeito, os factores que a limitavam e que se relacionavam sobretudo com os custos de produção, reprodução, distribuição e comunicação passaram a ser praticamente inexistentes. A partir do momento em que, por parte de entusiastas e sonhadores diversos aos quais se aliaram instituições e outros organismos, foi levado à prática o artigo 26 da Declaração Universal dos Direitos do Homem, segundo o qual toda a gente tem direito à educação, a Educação à Distância conheceu um grande incremento. 

A disponibilização  de Recursos Educativos Abertos -  fruto da vontade de criar usar reciclar  reutilizar e distribuir - ,permite que um curso até aqui dispendioso, e por isso mesmo de acesso limitado, passe a poder ser enviado electronicamente ou colocado on line permitindo assim  o acesso a um muito maior número de estudantes. E o reduzido custo destes cursos proporciona, como é evidente, uma maior e melhor qualidade dos mesmos. (cf.John Connell: The Blog)

Graças às novas tecnologias e às novas práticas legais permitidas pela implementação de diversos tipos de licenças aos recursos utilizados/criados, caminha-se a passos largos para a universalidade da educação.

Utilizados em muitas universidades, os Open CourseWare (colecção digital de materiais  organizados como cursos (OCW)  são hoje uma realidade que permite o acesso  gratuito a milhares de estudantes em todo o mundo.

 Destacam-se a esse nível projectos como o Projecto Gutemberg; Wikipédia, Creative Commons entre as mais “visiveis”. É cada vez maior  o número de apdeptos /participantes neste “movimento” 


Sem comentários:

Enviar um comentário