sábado, 9 de maio de 2009

Lifelong Student



Open Educational Resources are defined as “technology-enabled, open provision of educational resources for consultation, use and adaptation by a community of users for non-commercial purposes.” They are typically made freely available over the Web or the Internet. Their principal use is by teachers and educational institutions support course development, but they can also be used directly by students. Open Educational Resources include learning objects such as lecture material, references and readings, simulations, experiments and demonstrations, as well as syllabi, curricula and teachers' guides. (UNESCO, 2005)

   A ideia de compartilhar o conhecimento criado nas instituições de educação superior não demorou em aparecer no mundo virtual, uma vez que, como criadora e impulsora de conhecimento, um dos objectivos da universidade é torná-lo acessível à sociedade.

As melhorias da e na rede foram permitindo uma maior comunicação entre pesquisadores e responsáveis educativos e criadores. Nos últimos anos, principalmente, verificou-se a troca de informação entre comunidades com interesses comuns que a tornaram acessível a partir de qualquer ponto. Foi assim que surgiram os conteúdos abertos na universidade, se dissemimaram por outros níveis de ensino e incrementaram a Lifelong Education.

 

 Precisamente por ser a lifelong student e por saber que o futuro aponta para que cada vez mais seja necessário adoptar a postura de “eterno aprendente”, que escolhi também este post.

Aqui, não só são apontados endereços para sites de interesse, como são fornecidos elementos valiosos para o selfstudent. A demonstrar a “boa vontade” inerente a quem comunga deste "espírito de liberdade”, estão os muitos e diversificados conselhos e incentivos que são dados ao estudante.

Para complemento, parece-me ser também muito adequado o site: OEDb: Online Education Database que fornece vários caminhos para alcançar os objectivos de quem o procura.

 

 

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