quinta-feira, 4 de junho de 2009

Querer é poder...


A minha escola, embora use as novas tecnologias e esteja a ser equipada com videoprojectores e quadros interactivos, não funciona como um todo.Por isso não é fácil levar a cabo inovações que normalmente impliquem coordenação, entrega e partilha. De uma maneira geral, cada um trabalha para si ou para a nota final e não troca informação/trabalho porque, a seu ver, tal lhe pode ser prejudicial.Parece impossível , mas ainda há sítios em que se funciona assim.

Ora, esse espírito do informático que não transmite informação para continuar a ter clientes não faz nenhum sentido na sociedade da informação e do conhecimento. Trabalhar em rede é partilhar, a net é isso...

Como talvez já tenha dito, estive três anos fora do país e quando regressei à escola pensei que muito tinha mudado. E mudou....excepto a mentalidade que com o novo sistema de avaliação se tornou ainda mais retrógrada.

Este ano tive pois que trabalhar sozinha e "à unha" porque ter informação é ter poder e esta não me era facultada senão após vassalagem que só presto a quem merece.

E pronto...comecei a fazer uma wiki com os meus alunos (do 5ºano). Tem sido um sucesso.Adoram escrever-me, mandar-me textos; sabem já fazer textos colectivos e descobriram que os links que lá coloquei e que remetem para utilidades e jogos de língua portuguesa são muito úteis. Alguns já envolveram os pais e só tenho pena de que tenha tudo acontecido tão tarde e o ano lectivo esteja a acabar. Às vezes sou abordada na rua por um aluno que me diz: " Professora estou a acabar um texto para lhe mandar.".

Também já usei esse wiki numa aula de substituição que me tortura todas as sextas feiras ao último tempo do turno da tarde com uma das piores turmas do 5º ano. Embora só tivesse um portátil (os videoprojectores ainda não funcionam), os alunos adoraram fazer "jogos de língua portuguesa" e dizem-me, quando me encontram, que em casa acedem à "página".

Vou continuar a experiência...mesmo sózinha.



Sem comentários:

Enviar um comentário