quinta-feira, 18 de junho de 2009

Podcasting Jonas

Criação de um REA em formato áudio


INTRODUÇÃO


Partindo do princípio que na escola em que vão ser aplicadas estas tarefas há uma plataforma moodle em funcionamento e que os professores podem previamente prepará-la com programas para que, de uma forma simples os alunos lhe possam aceder com um simples "clicar" de rato, esta turma tem como tarefa, após a criação da wiki, enriquecê-la desta feita gravando a leitura dos textos que produziu por escrito. Mais tarde poderá aprender a acompanhar o som de imagens em movimento. Para já apenas verá a explicação de como fazer um podcast em slideshare e será a partir daí que elaborará o seu próprio podcast.

Objectivo geral:

  • Criar um Podcast e colocá-lo na wiki da turma


Descrição/ enquadramento

  • Após ao domínio básico no manuseamento de texto numa página Wiki, os alunos vão tentar ilustrar os textos criados com voz. Para isso vão aprender a criar um podcast e, feita a gravação da narração oral do mesmo, vão colocá-lo no local competente da página.

Local:

  • Laboratório de informática
  • Sala de aula com video-projector

Destinatários

  • Alunos do 5º e 6º ano do 2º Ciclo

Objectivos/ competências

  • Aprender a introduzir som nos textos produzidos e publicados na wikipage.
  • Visualização prévia da explicação em powerpoint (disponível na plataforma)
  • Dominar os comandos básicos do programa audacity
  • Exportar o(s) ficheiros produzidos e convertê-los para MP3 com
  • Aprofundar os conhecimentos sobre as potencialidades de uma página wiki

Endereços a utilizar nas actividades

Descrição detalhada das tarefas a realizar:


Audacity-logo-r_50pct.jpg
Tarefa 1 gravar o (s) texto(s) produzido no(s) programa audacity
  • Alunos:


  • -Ouvem e visualizam ( atentamente na plataforma moodle) toda a explicação de o que é, para que serve e como se cria um podcast.

  • Professor:


  • Esclarece as dúvidas e ajuda os alunos em dificuldade.
audace.jpg
Tarefa 2 Gravação do podcast-------
  • Alunos:

    • Em pequenos grupos ( pares de preferência) os alunos aprendem a gravar ficheiros de som e a " limpá-los".
  • Professor:

    • Esclarece as dúvidas e ajuda os alunos em dificuldade.
images.jpg
Tarefa 3 “Exportar e converter os ficheiros em Mp3
  • Alunos:

    • Os alunos exportam e convertem o ficheiro em formato Mp3
    • Testam o ficheiro
  • Professor:

    • Esclarece as dúvidas e ajuda os alunos em dificuldade.
    • Verifica se todos os ficheiros foram correctamente produzidos.
wikispaces.jpg



Tarefa 4 “Colocar o podcast na wikipage
  • Alunos:

    • Os alunos abrem a wiki page no local adequado
    • Colocam o ficheiro no local apropriado
    • Testam o ficheiro
  • Professor:

    • Esclarece as dúvidas e ajuda os alunos em dificuldade.
    • Verifica se todos os ficheiros foram correctamente introduzidos.
podcast1.jpg
Tarefa 5 – Audição crítica dos podcasts
  • Alunos:

    • Os alunos de cada grupo apresentam o seu texto- podcast ( versão audio)
    • Debate/ discussão acerca doas qualidades e defeitos de cada um.
  • Professor:

    • Ouve as apresentações.
    • Modera o debate
podcast4.jpg
Tarefa 6 –“Balanço
  • Alunos:

    • Os alunos fazem um balanço do trabalho realizado
    • Propõem novas tarefas relativamente a este.
    • Elaboram um relatório escrito e uma folha de projecto para novas actividades ( modelos constantes em rubrica da wiki/moodle)
  • Professor:

    • Orienta as pretensões dos alunos fazendo-lhes ver da sua viabilidade
    • Recolhe as propostas para posterior análise






Check out this SlideShare Presentation:

Sem comentários:

Enviar um comentário