quinta-feira, 19 de novembro de 2009

Palestrantes discutem políticas globais para EAD

Será possível pensar em padrões de qualidade globais para Educação a Distância e estabelecer políticas comuns a todos os países? Esse foi o principal questionamento feito pelos palestrantes da última seção plenária da 22ª Conferência Mundial, nesta quarta-feira, 6, mediada pelo secretário de Educação a Distância do MEC, Ronaldo Mota.
"Qualidade é atingir metas que mudam durante o processo. Cada sociedade tem um contexto e uma ideologia diferente, o que pressupõe metas diferentes. Portanto, é difícil estabelecer uma só definição de qualidade para todas", afirmou o palestrante Henrik Hansson, da Universidade de Estocolmo. Ele fala com embasamento: apresentou a pesquisa que fez sobre políticas de Educação a Distância em 30 países europeus, na qual concluiu que cada um tem políticas com focos diferentes. Hansson dividiu as políticas em três principais categorias básicas de abordagem:
1. As que visam aumentar (políticas que visam aumentar o número de computadores, de acesso, banda larga, conexões, aumentar a cooperação em nível nacional, internacional, entre setores públicos e privados, aumentar a pesquisa na área). A maioria dos países nórdicos tem esse foco.2. As que visam proteger (sociedades que temem a Internet, por medo de perderem herança cultural, a língua, empregos).3. As que visam inovar (procuram reformular o sistema educacional, mudar as relações de poder entre alunos e professores, investir em análise e pesquisa, criar uma nova sociedade, um novo sistema de avaliação). Nesta categoria, se encaixam apenas dois países: Reino Unido e Holanda.
Hansson, no entanto, tem uma proposta que poderia servir para uma educação global em massa: criar uma abordagem de educação on-line que não precise de tutor, por meio de jogos, por exemplo. Para ele, só assim será possível difundir para um maior número de pessoas um conteúdo gratuito. "Não temos como disponibilizar tutores para todos que necessitam educação no mundo, não há nem como formar tanta gente. Os jogos on-line seriam a melhor alternativa, pois todo mundo aprende mais facilmente de forma lúdica".
Helen Lentell, especialista em Educação e Desenvolvimento de Materiais do Commonwelth of Learning (COL) - Comunidade do Ensino criada por chefes de governo de várias nações - frisou a urgência de desenvolver políticas que garantam segurança no comércio da Educação além das fronteiras. "Educação é uma mercadoria e há enorme demanda, muita comercialização, até as IES mais prestigiosas estão comercializando educação, é preciso garantir qualidade para que alunos tenham qualificação comparável a que podem ter no sistema presencial", afirmou. No entanto, Lentell abordou a dificuldade em definir critérios de qualidade. "Quem vai definir esses critérios: políticos? empresários? Os líderes das instituições de Ensino? Talvez cada um tenha visões diferentes sobre o que querem da Educação a distância. Precisamos ainda de muita pesquisa para definir modelos nesta área", concluiu.
"Qualidade é resultado. Independentemente dos meios como foi ensinado, é preciso haver uma prova que garanta ao aluno que ele aprendeu", defendeu o professor de Comunicação da Victoria University, na Nova Zelândia, John Tiffin. Ele propôs a criação um órgão normativo para definir normas globais de Educação. Para Tiffin, enquanto essas normas não forem estabelecidas, não chegaremos a lugar nenhum em EAD.
Para finalizar, Mota provocou os palestrantes com uma pergunta: "Suponhamos que tivéssemos um orçamento especial para investir em apenas uma destas três áreas em EAD, o que vocês escolheriam: a) conteúdo; b) apoio ao aluno (oferta de tecnologia); c) Professores (capacitação)?". Se preferirem não escolher apenas um, não ganharão o orçamento".
O único palestrante que optou por escolher apenas uma das alternativas foi Tiffin, que argumentou: "investindo em conteúdo, os outros dois viriam como conseqüência". Os outros dois frisaram a importância do todo, de definir metas e resultados.


http://www.universia.com.br/ead/materia.jsp?materia=12184
Publicado em 06/09/2006 - 11:05
Acedido em 19/11/09

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