tag:blogger.com,1999:blog-3016799834710218205.comments2023-05-24T15:57:42.806+01:00THERA'S BLOGthera'shttp://www.blogger.com/profile/13778393838175256431noreply@blogger.comBlogger11125tag:blogger.com,1999:blog-3016799834710218205.post-37022889447471355522010-12-16T10:43:51.025+00:002010-12-16T10:43:51.025+00:00I interview had some great points for every one..H...I interview had some great points for every one..Hope this be shared with face book!<br /><br /><br /><a href="http://www.samplequestionnaire.com/category/interview-questionnaire" rel="nofollow">Interview Questionnaire</a>Unknownhttps://www.blogger.com/profile/13818057956040786243noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-3016799834710218205.post-14495622405021839822010-01-27T12:03:21.794+00:002010-01-27T12:03:21.794+00:00thanks Marco!!thanks Marco!!thera'shttps://www.blogger.com/profile/13778393838175256431noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-3016799834710218205.post-30869702876071302332010-01-25T09:37:08.351+00:002010-01-25T09:37:08.351+00:00Hello, Teresa.
I've liked your annotated bibl...Hello, Teresa.<br /><br />I've liked your annotated bibliography. <br />Your selection of the papers is useful to understand better the transparency theory and your own opinion is very clarifying.<br />Keep the good work!Marco Freitashttps://www.blogger.com/profile/01847309798425602533noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-3016799834710218205.post-82814009432871368642009-05-14T01:00:00.000+01:002009-05-14T01:00:00.000+01:00Teresa Rafael,
Gostei particularmente da sua cita...Teresa Rafael,<br /><br />Gostei particularmente da sua citação inicial pois também eu partilho do sonho de vir a pertencer a um movimento que possa redefinir para sempre como o conhecimento é criado e usado. Foi este sonho que me trouxe a este mestrado.<br /><br />A abordagem que faz no seu post demonstra como os OER's podm contribuir para a democratização do ensino e para o aparecimento de um novo paradigma no processo ensino-aprendizagem onde o conhecimento deixa de ser transmitido para ser construído.<br /><br />Por outro lado alerta-nos para o lado menos positivo do OER´s que é a sua dependência do acesso a "tecnologias abertas" que se pode traduzir numa limitação à globalização do conhecimento. Realça também a falta de sensibilidade e resistência à promoção, desenvolvimento e utilização dos OER´s. Cita ainda a resistência por ignorância e, se me permite, acrescentaria o medo dos professores face aos OER's e á utilização das ferramentas e tecnologias que envolvem.<br /><br />No entanto o novo paradigma que emerge no sistema de ensino aprendizagem, estou convicto, que será em breve uma realidade pois as condições estão a ser criadas e as perspectivas revolucionárias que refere, bem como as vantagens que enuncia irão prevalecer.<br /><br />Rui GuimarãesRuihttps://www.blogger.com/profile/05109207299763851869noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-3016799834710218205.post-63416302446545511342009-05-13T10:22:00.000+01:002009-05-13T10:22:00.000+01:00Olá Teresa,
Na verdade estamos perante uma nova E...Olá Teresa,<br /><br />Na verdade estamos perante uma nova Economia, uma nova realidade. Será que os estudantes estão<br />preparados para fazer face à procura crescente das empresas relativamente aos seus conhecimentos, às suas competências. Um elemento essencial da formação dos jovens, tendo em vista a obtenção de emprego, é a formação recebida através do sistema educativo. Será que ele soube adaptar-se perante as mudanças económicas, sociais e tecnológicas. Em muitos países os sistemas educativos não são capazes de se adaptar aos mercados de trabalho, será o nosso um deles. Agora o formador passou a ter o papel de tutor ou acompanhante pronto a ajudar os seus alunos a moverem-se numa base de conhecimentos e a partilharem o seu saber. Esta partilha de saberes pode ser feita através da partilha dos seus próprios recursos educativos. O aluno,em cooperação com os seus colegas, fica com a responsabilidade da sua própria formação e constrói activamente os seus conhecimentos. A criação desse saber, pode ser feita através da construção dos seus próprios recursos educativos. Este saber pode ser partilhado, adaptado, reeditado...etc. Será que as escolas estão a dar o devido valor às potencialidades dos REA. As tecnologias de aprendizagem permitem oferecer uma formação simultânea, interactiva e individualizada, ou seja, adaptada ao ritmo de aprendizagem dos alunos. As escolas têm de conseguir identificar as novas necessidades de formação, e saber se estarão aptas a dar-lhes resposta. As nossas escolas podem não estar preparadas para adaptar este nosso conceito dos REA e isso depende muito de quem manda. A escola tem de ser capaz de incentivar os professores à partilha dos seus recursos. É com esta partilha que vamos construir um saber melhor. <br /><br />Mónica VelosaMónicahttps://www.blogger.com/profile/01561702848196887767noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-3016799834710218205.post-56483160562445783582009-05-13T00:27:00.000+01:002009-05-13T00:27:00.000+01:00Boa noite Teresa,concordo com os argumentos que re...Boa noite Teresa,concordo com os argumentos que referiste. Eu acrescentava mais um argumento, o da questão política, muitos países continuam de portas fechadas ao exterior. Países em que as liberdades e direitos continuam a ser limitadas, não podem abrir esta porta (REA), ou então mantêm-na condicionada com sistemas de filtragem de informação, porque sabem que poderão caminhar para a falência do seu regime se a abrirem, este é um problema que terá "alguma" dificuldade em ser ultrapassado.Pedro Teixeirahttps://www.blogger.com/profile/04583160712806703716noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-3016799834710218205.post-51652590950045365752009-05-12T12:13:00.000+01:002009-05-12T12:13:00.000+01:00Olá Teresa, o teu post reforça a ideia de que o mo...Olá Teresa, o teu post reforça a ideia de que o movimento dos recursos educacionais abertos veio revolucionar o ensino, tornando-o mais acessível, eficiente e com custos reduzidos. A Tecnologia também surge como grande impulsionadora do ensino e da educação livres, só é pena não estar acessível a todos, pois para quem tem acesso a ela o ensino torna-se intemporal, sem fronteiras e ilimitado.<br />As questões económicas constituem uma entrave ao ensino aberto, bem como, as questões das licenças, que por vezes não são o suficientemente claras para que os recursos possam ser utilizados como livres e sem causarem problemas legais. <br />Vários autores referem que a construção do conhecimento deve ser livre, de acesso a todos e gratuito, mas eu penso que esta questão é muito mais complexa.<br />Normalmente, todo aquele que acede aos recursos educacionais livres e ao ensino aberto acaba por posteriormente, ser ele mesmo um impulsionador deste movimento, o que faz com que cada vez mais os indivíduos fiquem sensíveis à utilização dos recursos abertos, colocando os seus materiais à disposição de todos sem quaisquer restrições, ou seja, totalmente livres. <br />Em Portugal, o movimento dos recursos educacionais abertos não é muito divulgado e as suas orientações ficam por vezes um pouco esquecidas, o mesmo não se passa no E.U.A., onde este movimento se encontra em grande expansão, até mesmo porque foi aí que se começou a falar em conteúdos abertos, e posteriormente em recursos abertos virados para o ensino.Telma Jesushttps://www.blogger.com/profile/03146325271862856905noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-3016799834710218205.post-31617911455331732862009-05-03T00:11:00.000+01:002009-05-03T00:11:00.000+01:00A sua preferência pela denominação de sociedades d...A sua preferência pela denominação de sociedades do conhecimento fundamenta-se pelo fato de que possui uma abrangência maior, respeitando as diversas culturas subjacentes. Enquanto que a denominação sociedade da informação parece um pouco menos amplo e mais segregador das inúmeras facetas existentes entre os seres humanos.<br /><br />Conceiçãoconceipachecohttps://www.blogger.com/profile/03917346469049634982noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-3016799834710218205.post-62866172820398234012009-04-21T00:47:00.000+01:002009-04-21T00:47:00.000+01:00Teresa, subscrevo todas as letrinhas do seu texto....Teresa, subscrevo todas as <I>letrinhas</I> do seu texto. E de repente, porque aqui falou também de literatura e no final do texto usa a palavra <I>prazer</I>, lembrei-me de Pessoa:<br /><br />LIBERDADE<br />"Ai que prazer<br />não cumprir um dever.<br />Ter um livro para ler<br />e não o fazer!"<br />(...)<br /><br />E sendo o título deste poema Liberdade, só me apetece declarar estes versos o lema do Curso. <br /><br />Porque neste modelo, a responsabilidade de querer aprender toda nossa. <br /><br />Tem toda a razão para estar grata. Eu também estou. :)Rosalina Simão Nuneshttps://www.blogger.com/profile/08598846601143548173noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-3016799834710218205.post-91314041712211569552009-04-18T19:58:00.000+01:002009-04-18T19:58:00.000+01:00Viva!
A ideia que defendes aqui, ou seja, receber ...Viva!<br />A ideia que defendes aqui, ou seja, receber a educação que se quer, porque "as barreiras físicas e sociais" foram eliminadas, foi a razão de luta, ao longo dos anos, de uma das personalidades que escolhi: Fredric Michael Litto.<br />Abraço.Marco Freitashttps://www.blogger.com/profile/01847309798425602533noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-3016799834710218205.post-42842342856920741892009-04-17T22:02:00.000+01:002009-04-17T22:02:00.000+01:00É isso, a EaD permite estar em permanente evolução...É isso, a EaD permite estar em permanente evolução, sem prescindir da nossa vida. ;-)Luís Miguel FIGUEIREDO RODRIGUEShttps://www.blogger.com/profile/02727754310392471571noreply@blogger.com